Entrega do Prémio UNESCO/Jikji Memoria do Mundo ao Programa Iberarchivos – ADAI
No passado dia 1 de Setembro, Iberarchivos – Programa ADAI teve a honra de ser galardoado com o prémio JIKJI da UNESCO relativo ao programa Memória do Mundo.
A cerimónia da entrega da condecoração decorreu na cidade de Cheongju, na República da Coreia, cerimónia esta que celebrava também a inscrição na Memória do Mundo do Jikji, ou “Buljo jikji simche yojeol”, o livro impresso mais antigo com tipos móveis metálicos.
O prémio JIKJI é concedido cada dois anos a pessoas ou entidades que tenham contribuído de modo significativo à conservação e ao acesso do Património Documental. Frank La Rue, subdirector geral de comunicação e informação da UNESCO, sublinhou a contribuição excecional de Iberarchivos – Programa ADAI para a preservação do Património Documental Ibero-americano.
O galardão foi recebido pelas representantes do programa Marta Marina Ferriol Marchena – Diretora do Arquivo Nacional de Cuba e Presidente do Programa Iberarchivos – ADAI – e y Berta García del Real Marco – Coordenadora da Unidade Técnica do programa.
As duas representantes de Iberarchivos Programa- ADAI participaram também, conjuntamente com representantes da UNESCO e instituições premiadas em edições anteriores, numa mesa redonda sobre o Património Documental e na reunião inaugural da International Association of Printing Museums que se celebrou no âmbito do Festival JIKJI.
Em Iberarchivos Programa- ADAI estamos muito gratos pelo reconhecimento ao nosso trabalho e por esta oportunidade de poder assistir e participar num festival que reunia a tantos profissionais internacionais do âmbito da Arquivística.
Prémio UNESCO/Jikji Memória do Mundo 2016
Programa UNESCO Memória do Mundo